segunda-feira, abril 16, 2007

A importância de um estudo de viabilidade

Todo projeto de software, em sua fase inicial, deve ser submetido a uma rápida análise panorâmica sobre o problema. Esta etapa de desenvolvimento é chamada de estudo de viabilidade.

É o estudo de viabilidade que determinará pontos críticos do seu projeto, diferentes alternativas de soluções para o problema e, até mesmo, se o projeto será levado adiante ou não.

O estudo de viabilidade consiste, na prática, de um documento com formato mais ou menos definido que descreve de maneira geral o problema a ser tratado, a organização para a qual se destina o software, e as mais variadas soluções acompanhadas de análises comparativas entre elas.

A estrura básica de um documento como este é composta por uma breve descrição sobre a organização que o contratou para desenvolver a solução, o problema em questão, fontes e referências que lhe proporcionaram conhecimento do problema (questionários, bibliografia, etc), além, é claro de mais de uma solução para o problema. Cada uma, acompanhada de uma breve análise com prós e contras. Ao final do documento, o desenvolvedor, a partir da análise de cada uma das soluções por ele propostas, indica qual a mais adequada, levando em cosideração fatores como custo, tempo de desenvolvimento, satisfação dos anseios do cliente, etc.

Para empresas de desenvolvimento de software, o estudo de viabilidade já é um procedimento padrão no processo de design, do qual depende todo o restante do projeto. Porém, o pequeno desenvolvedor, ou o famoso "freela" deve estar se perguntando como isso afetaria seu trabalho de maneira positiva. Para ele, isso não seria apenas um desperdício de tempo e dinheiro?

A resposta é não. Com certeza, por mais breve que seja um estudo de viabilidade ele leva um certo tempo para ser feito e consome algumas horas preciosas de trabalho. Porém os benefícios trazidos são maiores. Com uma análise prévia, o desenvolvedor terá uma visão mais abrangente sobre o problema e poderá congitar diversas soluções. A partir do estudo destas soluções, ele terá a melhor proposta tanto para ele quanto para o cliente. Imagine você chegar no meio de um projeto, e decobrir que havia uma maneira mais fácil e mais eficiente para chegar ao mesmo resultado? Com certeza seria frustrante. Além disso, com um documento como este sendo entregue ao cliente, você com certeza terá seu trabalho mais valorizado e se destacará num mercado que anda a cada dia mais concorrido.

2 comentários:

AleCV disse...

Muito obrigada, esse post foi muito útil .
Para complementá-lo seria interessante acrescentar um "modelo" ou um exemplo.

Obrigada, até mais.

AleCV disse...

Parabéns , muito bom o post. Elee ficaria ainda mais interessante com um exemplo do que você disse.
Obrigada!