quinta-feira, abril 05, 2007

Você está preparado para a web 2.0?

É com muita satisfação que inauguro o blog, cujo intuito é ser um espaço para troca de conhecimentos e experiências na área de informática. Como primeria postagem, decidi falar sobre uma expressão recentemente incorporada ao vocabulário web e quem vem sendo muito discutida.

A Web 2.0, tecnicamente, representa a segunda geração da convencional rede mundial de computadores e traz consigo novos conceitos à utilização da internet. A interatividade com usuário torna-se peça fundamental neste tabuleiro. O visitante não quer apenas receber conteúdos, mas também colaborar, participar, discutir e ser ouvido. O antigo (ou nem tanto) tempo em que páginas estáticas mostravam informações limitadas ao internauta, está sendo substituído por um em que os usuários constroem aquilo que vão ver. Falando nisso é inevitável deixar de citar a Wikipedia.com, que soube explorar esse conceito e se tornou, com a ajuda de colaboradores do mundo inteiro, uma das maiores bases de informação da web.

A web 2.0 também traz os serviços integrados, onde em apenas um local o usuário tem acesso a informações, e-mails, ferramentas de produção e muito mais que ele possa precisar. Grande portais como Google e o Live, principalmente o primeiro, mostram como vencer nesse acirrado mercado dando tudo o que o visitante que em um mesmo lugar. E o que é melhor: de graça.

A internet está sofrendo uma grande, e talvez inevitável, transformação. Aqueles que se adaptarem sobreviverão. Os que souberem aproveitar boas idéias se sobressairão dentre a multidão. Àquele profissionais da web cabem se amoldarem a essa nova realidade, incorporando os novos paradigmas da maneira mais adequada ao seu negócio. A web 2.0 é fato. Idéias, conceitos e novas ferramentas (Ajax por exemplo) estão surgindo e cabe a cada um buscar seu espaço. Larry Page e Sergey Brin conseguiram...

Nenhum comentário: