quinta-feira, maio 10, 2007

Tutorial de PHP - Parte 2: Variáves e Formulários

Bem pessoal, chegamos à segunda parte do nosso tutorial sobre PHP, onde aprenderemos sobre varáveis, passagem de valores para outras páginas e vamos começar a brincar com formulários também.

Vamos lá, então.

As variáveis em PHP são antecedidas pelo símbolo $. Por exemplo:


< ?php
$mensagem = "Mensagem é uma string";
$inteiro = 1526;
$float = 3.1416;
?>


Apesar de todas as variáveis terem tipos, nós não precisamos declará-los. O PHP tem tipagem dinâmica, o que permite que uma mesma variável assuma valores de vários tipos durante a execução do programa. Veja:


< ?php
$mensagem = "Mensagem é uma string";
if ($mensagem=="OK") {
$mensagem = 10;
}
?>


Mas as variáveis não serviriam para nada se elas não pudessem ser transmitidas de uma página para outra. Para isso temos dois métodos: GET e POST. No GET, os dados são passados pela própria URL como no exemplo:

www.meusite.com/pagina.php?nome=Jose&idade=25&cidade=Salvador

Nesse caso temos três variáveis sendo passadas para a página "pagina.php". Primeiro vem a variável nome cujo valor é Jose, depois temos a variável idade cujo valor é 25 e por último temos cidade, cujo valor é Salvador.

Pelo método POST, os dados são passados por debaixo do pano. É mais seguro e não tem limite de tamanho, porém só pode ser usado com um formulário, que é o próximo tópico do nosso tutorial.

Veja mais sobre POST e GET nesse tutorial específico.

O método de se obter informações do usuário numa aplicação web é através de formulários. Só para lembrar como se declara um formulário no HTML, vamos declarar um formulário contendo dois campos de texto. Um para o nome e outro para a idade do usuário, além é claro, de um botão de submit para enviar as informações.
Código do formulario da pagina formulario.html:

< form method="POST" action="pagina.php>
< input type="text" name="nome" />
< input type="text" name="idade" />
< input type="submit" value="Enviar Dados" />
< /form>


O atributo method do form define qual método usaremos para transmitir os dados. Nesse caso usaremos o POST, e fica como exercício fazer usando GET (você vai perceber que as variáveis vão na URL). Já o atributo action diz qual página vai receber as variáveis passadas. Nesse caso é a página pagina.php .

Temos, então que preparar a pagina.php para receber as nossas variaveis:
Código da pagina.php:

< ?php
$nome = $_POST["nome"];
$idade = $_POST["idade"];
if ($idade<18) {
echo "Ola ";
echo $nome;
echo " você ainda é menor de idade";
}
else {
echo "Ola ";
echo $nome;
echo " você já é maior de idade";
}
?>



Pronto! Com isso você já pode começar a se aprofundar nos formulários usando PHP. Não deixe de pesquisar mais sobre o assunto. Essa é apenas a ponta do iceberg. Você pode fazer muitas coisas legais usando esses conceitos que vimos hoje.

Até o próximo tutorial da série, no qual trataremos de sessões no PHP e implementaremos um sisteminha de login.

Até lá e qualquer dúvida é só postar.

Nenhum comentário: