segunda-feira, maio 07, 2007

Tutorial de PHP - Parte 1: Primeiros passos

O PHP é a linguagem de programação web mais usada em todo mundo. Além ser open source, é muito leve e fácil de aprender. Nesta série de tutoriais veremos alguns tópicos que lhe darão o primeiro empurrãozinho no aprendizado desta linguagem.
Primeiramente você precisa ter o PHP instalado na sua máquina, além do servidor Apache. Também usaremos nos tutoriais o banco de dados MySQL. Você pode baixar tudo isso separadamente, mas é mais fácil instalar o EasyPHP, que já instala e configura tudinho para você.

Após instalar o EasyPHP, vamos conhecer um pouco a estrutura de pastas das nossas aplicações web em PHP. Dentro da pasta do easyPHP você vai encontrar uma pasta chamada www. Essa pasta vai guardar todas as nossas páginas. Quando você chamar a página pelo navegador o servidor Apache vai nessa pasta procurar pelos arquivos. Por isso nunca se esqueça de salvar todas as suas produções dentro da www.

OK. Com isso acho já podemos colocar a mão na massa. Como todo tutorial de linguagem de programação que se preze, vamos iniciar com o bom e velho hello world.

Para começar, crie um arquivo pelo bloco de notas (ou o editor de sua preferência - em breve vou indicar uns bons editores para você programar). Salve como hello.php. Se usar o bloco de notas cuidado para não salvar como .txt.php.

Com o que vimos até agora você já deve saber onde salvar essa página, não é? Isso mesmo, você deve salvar dentro da pasta www, que é lá que Apache busca pelas páginas. Pronto, página está criada e salva. Agora precisamos finalmente dar o hello para o mundo do PHP.

Abra a página hello.php e coloque o seguinte código.


< ?php echo "Ola mundo do PHP!!!"; ?>

  • O < ?php e ?> são usados para delimitar o código PHP. Todo o seu PHP tem que estar dentro dessas tags.
  • A função echo serve para escreve algo na tela certo? Errado. Um detalhe importante sobre a função echo é que ela joga o parâmetro no html da página e não na tela. Isso é bem interessante porque nos permite montar tags html dinâmicamente. Se você não ainda não entende HTML, recomendo dar uma lida antes de vir para esse tutorial.
Para visualizar abra o navegador, e digite http://localhost/hello.php e voi lá, você acaba de escrever o sua primeira página em PHP.

Ficamos por aqui nessa primeira parte do nosso tutorial. No próximo da série vamos tratar de variáveis, passagem de valores entre páginas e formulários. Em caso de dúvidas, só é postar.

Até mais!




Um comentário:

Juliano Beretta disse...

faltou mencionar q não tem espaço entre o '<' e o '?php', pra mim q to aprendendo agora foi o primeiro bug no mundo do PHP heheheheh