quarta-feira, maio 09, 2007

Dez raças de humanos na web - Escolha a sua!

O instituto de pesquisas americano Pew estudou os hábitos de adultos na era da web 2.0 e dividiu seus usuários em 10 tipos. A raça dos adolescentes, que já nasce chipada, não entrou na pesquisa. Quatro tipos identificados pertencem à elite dos consumidores de tecnologia, dois ficam no meio do caminho e quatro estão se colocam no fim da fila. Mas vamos lá:

1 – Onívoros – Sabem tudo sobre gadgets e serviços da internet, participam muito do ciberespaço e têm seus próprios blogs e sites

2 – Ligados - Usam celulares sofisticados e ficam bastante tempo online. Vivem satisfeitos com esses recursos, ligados em comunidades e hobbies.

3 – Veteranos desanimados – Usam muito a internet e menos celulares. Não estão tão satisfeitos com com TI e tecnologias de comunicação.

4 – Produtivos – São super otimistas sobre o poder da tecnologia para se manter atualizados, realizar seu trabalho e aprender coisas novas.

5 – Centrados em mobilidade – Eles adoram a funcionalidade dos celulares, mas usam menos a internet.

6 – Conectados mas aborrecidos – Investiram muito em tecnologia, mas acham a conectividade invasiva e consideram tanta informação um peso.

7 – Experimentadores inexperientes – De vez em quando usam os recursos de interatividade, mas poderiam explorá-los mais, se tivessem mais experiência.

8 – Light mas satisfeitos – Usam um pouco de tecnologia, mas ela não ocupa um espaço central na vida deles.

9 – Indiferentes – Apesar de ter celulares e acesso à internet, usam um e outro intermitentemente, e acham a conectividade uma atrapalhação.

10 – Desconectados - Não têm celular ou acesso à web. Tendem a ser mais velhos e estão satisfeitos com a velha mídia.

O estudo da Pew, feito para os Estados Unidos, não explora a relação entre o poder de compra das pessoas e uso de tecnologia, e não tem a menor preocupação com um tema forte aqui entre nós, no Brasil, que é a inclusão digital. Mas, aplicado apenas à classe média, até que pode fazer sentido por aqui também.

Veja na íntegra o estudo do Pew.

Fonte: Blog da Sandra Carvalho


Um comentário:

Dantas disse...

Gostei do seu blog bruno. Já ta linkado Abraço.